🏡 De onde venho
Sou de uma pequena cidade no interior do Paraná, onde a maior atração é dar volta de carro no Cristo Redentor, e que recentemente teve até despedida para a última vez que o trem passou pela linha férrea que cruza o centro da cidade.
Pode parecer pouco para quem é de fora, mas é um dos meus lugares favoritos no mundo. É onde eu cresci, onde estão a maioria das minhas pessoas favoritas, e onde eu me sinto em casa.
💛 Quem faz parte dessa história
Fui criada pela minha avó, uma senhora que não tem nada de senhora. Ela adora uma cervejinha, dirigiu por anos sem renovar a carteira, e no auge dos seus quase 80 anos pegou um voo de mais de 12 horas, sem nunca ter entrado em um avião na vida, e atravessou o Atlântico para visitar essa neta que decidiu do nada mudar de país.
"Não preciso nem dizer que chorei (e muito) nesse dia."
Compartilho a caminhada com uma das melhores pessoas que já conheci na vida, e hoje carinhosamente chamada de mô. De quebra, ganhei uma sobrinha, minha pessoa favorita ever, com ela descobri que sou muito mole e como dói vê-la crescer e realizar os sonhos à distância.
✈️ Porque decidi vim morar fora
Antes dessa aventura toda, tirando a clássica ponte da amizade que todo bom paranaense já atravessou para comprar umas muambas no Paraguai, eu nunca tinha saído do Brasil. Para ser mais honesta: até dois meses antes de embarcar, eu nunca tinha entrado em um avião. Morar fora era algo que simplesmente não estava nos meus planos.
A primeira vez que o assunto veio à tona, achei uma ideia totalmente absurda e fora da realidade.
Mas era um tema que sempre voltava entre nós, ou trazido por terceiros. Em especial um tio que morava na Noruega na época e vivia nos incentivando a tentar a vida na Europa. Fomos conversando, amadurecendo a ideia, e em algum momento, de um jeito que ainda não sei explicar direito, eu também senti que era isso o que a gente devia fazer.
E foi assim, de forma bem resumida, que viemos parar na Irlanda.
✍️ Como surgiu o Viagem Guardada
Sempre gostei de escrever, inclusive acabei esquecendo de mencionar, sou formada em Direito, advogada com OAB e tudo (entendedores entenderão). Exerci a advocacia por quase cinco anos no Brasil, mas aqui mudei completamente de área e, pelo menos por enquanto, não penso em retomar.
Quis então retomar o hábito de escrever e pensei: por que não registrar a minha própria experiência e guardar as memórias que não quero deixar escapar?
Foi assim que nasceu o Viagem Guardada. Despretensioso, do meu jeito, sem pressão. Um espaço para registrar o que estou vivendo e quem sabe, no caminho, ajudar alguém que também está pensando em viver longe de casa.